sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Secretaria de Educação (Semed) promove reunião com voluntários do PBA



A Prefeitura de São Luís realizou nesta semana a primeira reunião com os voluntários selecionados pela Secretaria de Educação (Semed) para trabalharem no Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O encontro ocorreu no Teatro da Cidade, no Centro, onde foram apresentadas as principais características do PBA e definidas as primeiras atividades que serão desenvolvidas pelos novos coordenadores e alfabetizadores.

“Todos os que participaram desse processo e agora contribuirão com parte do seu tempo e disponibilidade em benefício dos outros merecem os mais profundos agradecimentos, em nome do prefeito Edivaldo e também da equipe da Semed. Todos os que participam desse processo são protagonistas desse belo ato que será, através da alfabetização, garantir cidadania a tantos jovens, adultos e idosos”, disse o titular da Semed, Geraldo Castro Sobrinho.

Os alfabetizadores e coordenadores que atuarão no programa foram recebidos com o curta-metragem “Vida Maria”, que trata do ciclo de reprodução da pobreza e do analfabetismo. Em seguida, os novos membros do PBA receberam informações sobre o Programa e orientações sobre a montagem das turmas para início das aulas. O próximo passo dos alfabetizadores será o cadastramento dos alunos.



SELECIONADOS

Dos 230 selecionados, 200 são professores alfabetizadores e 30 são coordenadores do PBA. Além das escolas da rede pública, as aulas podem ser desenvolvidas em espaços comunitários abertos, como associações ou clubes de mães.

Michele Cristine Alves de Sousa, de 30 anos, é professora em uma escola comunitária do bairro Sol e Mar e pela 4ª vez participa do programa como alfabetizadora. “Eu adoro trabalhar com alfabetização de jovens e adultos”, comentou. O trabalho através do PBA inspirou a monografia que ela está redigindo para a conclusão do curso de Pedagogia, que terá como tema “Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos”. “Desde que comecei a alfabetizar adultos e idosos eu me apaixonei. Eles são muito gratos e me param onde me encontram para falar comigo. É recompensador”, argumentou Michele Cristine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário