sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Secretaria de Educação (Semed), participa durante esta semana do IV Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Maranhão

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Educação (Semed), participa durante esta semana do IV Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Maranhão. O encontro tem como tema “Formação e atuação dos conselheiros no contexto dos planos de educação”. O evento, promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), será encerrado nesta sexta-feira (8) e conta com a presença de membros do Conselho Municipal de Educação de São Luís.

“A UNCME é uma grande parceira na luta por uma educação de qualidade, uma vez que luta para incentivar a criação e o fortalecimento dos conselhos municipais de educação. São ações que favorecem a melhoria da Educação Básica e fortalecem o município como um todo”, comentou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.

Mais de 250 conselheiros participam do evento realizado no Centro Pedagógico Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O encontro visa contribuir para a formação dos conselheiros de forma que os Conselhos Municipais de Educação se tornem instância efetiva de proposição, fiscalização e normatização das práticas educacionais.

O presidente do Conselho Municipal de Educação de São Luís, Roberto Mauro Gurgel, comentou a importância dos Conselhos na elaboração e implementação dos planos municipais de Educação. “O Plano Nacional de Educação articula o sistema nacional de Educação. Nos estados e, principalmente, nos municípios é que as diretrizes do Plano Nacional devem se concretizar. É nesse contexto que os conselhos devem agir, com o intuito de viabilizar o Plano Nacional de Educação e garantir uma Educação social, participativa e democrática”, disse.

Para Ana Cristina Gomes Cardoso, servidora da Assessoria Técnico-Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o evento possibilita atualização profissional e troca de experiências. “Participo da elaboração do Plano Municipal de Educação e também do Fórum Municipal de Educação. Temos reunidos aqui vários municípios, o que permite trocas de experiências e vivências educacionais”, destacou.

O evento de iniciativa da UNCME é realizado através de parceria feita com a UNCME-MA e com Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (Sase/MEC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário