sábado, 2 de agosto de 2014

Professores receberam formação nas áreas de Artes e Linguagens



A Prefeitura de São Luís está ampliando a abrangência do projeto “Ópera para Todos”, desenvolvido pela Secretaria de Educação (Semed) para estímulo das habilidades de leitura e escrita de alfabetizandos através das artes. Através de parceria com o Colégio Dom Bosco, foram capacitados cerca de 20 docentes que desenvolverão as atividades na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho, no Turu.

“Este projeto reflete a determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior em buscar parcerias que possibilitem uma educação cada vez mais cidadã em São Luís. Além da formação profissional para os nossos docentes, garantimos às crianças em fase de alfabetização mais contato com o universo lúdico através da arte”, destacou o secretário de Educação, Geraldo Castro.

Os professores da rede municipal participaram de um workshop com 20 horas de duração para capacitação nas áreas de Artes e Linguagens. Foram trabalhados temas como Artes Plásticas, Dança, Leitura, Artes Cênicas, Música, Desenho e Linguagens Oral e Escrita. Todos os temas foram abordados com foco na atuação do projeto que compreende o processo de alfabetização de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

“O ‘Ópera para Todos’ possibilita, há 17 anos, a inserção no mundo das Artes e o incremento das habilidades de leitura e escrita dos alfabetizandos. "Na capacitação, estamos socializando com os docentes da Prefeitura todo o knowhow obtido ao longo de execução do projeto, para que as crianças tenham maximizadas as possibilidades de desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor que o projeto proporciona”, destacou a doutora em Psicologia da Educação e diretora do Colégio Dom Bosco, Ceres Murad.

O projeto é realizado em escolas da capital desde 2003 e este ano irá reunir 230 educandos, incluindo estudantes da U.E.B. Maria Alice Coutinho, em uma apresentação da ópera Aída nos dias 28 e 29 de novembro na Praça Maria Aragão, no Centro. Para a gestora adjunta da U.E.B. Maria Alice Coutinho, Luzinélia Ribeiro dos Remédios, o processo de capacitação dos professores será essencial para o projeto.

“Com esta formação, estarei bem mais apta para executar o projeto. Temos tido a oportunidade de verificar metodologias de ensino que associam as Artes ao desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. A formação está excelente, estão todos de parabéns”, avaliou Luzinélia Ribeiro dos Remédios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário