sábado, 2 de agosto de 2014

Obra de requalificação é uma das 45 intervenções incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas


Com projeto arquitetônico e urbanístico elaborado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), será iniciada, neste final de semana, a obra de reforma total da Praça da Alegria, no Centro. O projeto será executado com recursos alocados junto ao PAC Cidades Históricas do governo federal, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís.

Para o prefeito Edivaldo, a parceria com o governo federal para a execução dessas obras, representa um compromisso da gestão em zelar pelo patrimônio histórico da capital. “Estamos trabalhando conjuntamente com o Iphan para realizar as obras de intervenção do PAC Cidades Históricas na nossa cidade, que contemplam além da praça da Alegria, o Mercado Central, a Rua Grande e vários logradouros de nosso Centro Histórico. São intervenções que vão incrementar significativamente setores importantes de São Luís, como o turístico, cultural e lazer”, disse Edivaldo.

A obra de requalificação da Praça da Alegria é uma das 45 intervenções incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, em São Luís, que preveem a restauração de logradouros públicos do Centro Histórico, com recursos federais que somam 133 milhões de reais. Todas as intervenções serão executadas pelo Iphan, em parceria com a Prefeitura.

O projeto arquitetônico e urbanístico da Praça da Alegria prevê melhorias no piso, no mobiliário, no paisagismo, além de instalação de nova iluminação artística, reforma do prédio central, criação de espaços para floriculturas, desobstrução de calçadas, entre outras intervenções. Além da elaboração do projeto, caberão também à Prefeitura toda a logística, a retirada e realocação do comércio ambulante que hoje atua na área.

“Com a execução dessa obra e das outras intervenções que serão realizadas pelo Iphan, cumprimos o pacto firmado pelo Município com o PAC Cidades Históricas, em favor da preservação e conservação do Centro Histórico de São Luís, a fim de torná-lo um lugar agradável, conservado e preservado para as futuras gerações”, disse Aquiles Andrade.



PAC CIDADE HISTÓRICAS

Além da Praça da Alegria, outras 44 intervenções previstas no PAC Cidades Históricas viabilizarão a restauração do patrimônio histórico da capital maranhense, além de solucionar problemas de mobilidade urbana e acessibilidade. Entre as praças do Centro incluídas no programa estão ainda a Deodoro, a João Lisboa, Pantheon e Largo do Carmo.

Também fazem parte das ações aprovadas no PAC Cidades Históricas em São Luís a restauração da Escola de Música do Maranhão e do sobrado da Baronesa de São Bento (onde funciona a Coteatro); a conservação do Teatro João do Vale, a restauração da fachada de azulejo do sobrado da Praça João Lisboa. O programa prevê ainda a restauração da Igreja de Santo Antônio, do Palácio das Lágrimas, da Estação Ferroviária de São Luís, do Palácio Cristo Rei, entre outras ações. As obras contemplam também o restauro das fachadas da Igreja do Carmo e do Hotel Ribamar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário