sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O titular da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Marcelo Coelho, faz vistoria andamento das obras do Mercado do Anil

A Prefeitura de São Luís está garantindo o andamento das obras de reforma total do Mercado do Anil. O titular da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Marcelo Coelho, realizou durante esta quinta-feira (21) uma vistoria técnica aos serviços de infraestrutura do novo setor do mercado, que está em estágio avançado de construção. A requalificação do espaço pertence ao conjunto de melhorias estruturais promovidas pelo prefeito Edivaldo em São Luís.

“Estamos cumprindo a determinação do prefeito de garantir condições dignas de trabalho aos feirantes do Anil. O novo espaço vai trazer um enorme benefício para os feirantes, que terão seus negócios revitalizados, e para a comunidade, que vai contar com um mercado amplo, moderno e confortável”, afirmou o titular da Semapa.

Segundo o secretário Marcelo Coelho, a primeira etapa da obra está prevista para ser concluída no início de outubro, quando serão remanejados os feirantes do setor antigo para a parte nova. Com a transferência, será iniciada a segunda fase dos serviços, que beneficiará o setor antigo do mercado, onde os comerciantes estão trabalhando atualmente.

“Os serviços estão bem encaminhados e dentro do novo cronograma que tivemos de fazer, por conta de alguns do tipo de solo onde a obra está sendo edificada. O local do mercado é próximo a uma região alagadiça, o que nos levou a refazer a estrutura do projeto para reforçar as vigas e o sistema de esgotamento sanitário, assim como outros aspectos, para dar mais segurança à construção”, explicou Marcelo Coelho.

Construído com recursos próprios do Tesouro Municipal, o Mercado do Anil terá estrutura para 94 boxes e mais 30 bancas, ganhando um aditivo de 13 boxes à estrutura atual. Todos terão revestimento em cerâmica e balcão de inox, com piso de concreto industrial de alta resistência.

O projeto inclui a construção de uma praça de alimentação, abatedouro de aves, áreas para carga e descarga de caminhões e espaço adequado para disposição das lixeiras. “Tudo projetado dentro dos rigorosos padrões impostos pela Vigilância Sanitária e de acordo com as recomendações de acessibilidade”, frisou o secretário.

A feirante Sandra Maria Silva, que vende ervas e condimentos no Mercado do Anil, disse que o novo espaço é uma ganho importante para todos os feirantes, tanto em termos de movimentação da clientela como também nos aspectos relativos à higiene. “Vai ser uma grande mudança nas nossas vidas”, comentou. Os usuários da feira também anseiam pelo novo espaço. É o caso do funcionário público Antônio Januário Correa. “Será muito bom contar com um espaço maior e mais higiênico”, comentou.

O Mercado do Anil está localizado na Rua Cônego Tavares e é gerido diretamente pela Associação dos Feirantes, em cogestão com a Semapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário