terça-feira, 5 de agosto de 2014

Na ocasião haverá o lançamento do edital da quinta edição do Salão de Arte



A Prefeitura de São Luís, através da Fundação Municipal de Cultura (Func), lança nesta quinta-feira (7), a partir das 20h, o catálogo do IV Salão de Arte de São Luís na Galeria Trapiche, equipamento cultural da Prefeitura. O catálogo reúne as obras premiadas do concurso cultural promovido pelo município e na ocasião também será lançado o edital do V Salão de Arte e o Sarau TrapicheLume.

“Ao longo deste primeiro semestre, a Galeria Trapiche tem promovido várias atividades, como oficinas, palestras, exposições, apresentações culturais, recitais, entre outras ações, com o objetivo de fomentar a produção artística e cultural da cidade. O Salão de Arte é uma das mais importantes atividades da Prefeitura em relação às linguagens artísticas contemporâneas”, destacou o diretor da Galeria Trapiche, Paulo Melo Sousa.

Trinta e seis artistas compõem o catálogo do IV Salão de Arte, dentre os quais seis foram premiados: Ton Bezerra (1º lugar), Marília de Laroche, José João Silva Gomes, Inaldo Costa Silva, Erivelton Viana, e Dati Bezerra (júri popular). Em sua quarta edição, o Salão ganhou novo formato, com a inclusão de outras formas de expressão. A próxima edição será aberta para artistas de todo o país, além da promoção de intercâmbio artístico, com a criação do Prêmio Residência.

A Comissão de Seleção e Premiação do Salão é formada pelos artistas Bitu Cassundé (curador do Museu de Arte Contemporânea do Ceará), Wagner Barja (diretor do Museu Nacional da República do Distrito Federal), Patrícia Azevedo (curadora do Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte e professora da UFMG) e Divino Sobral (diretor do Museu de Arte Contemporânea de Goiás).

SARAU
O Sarau TrapicheLume também será realizado na Galeria Trapiche na quinta-feira e celebrará os 15 anos da Produtora Lume Filmes. O evento é uma promovido pela Lume em parceria com a Func. O Sarau contará com a exposição de esculturas, ilustrações, videoartes, filmes e poesias.

Os organizadores do evento reuniram mais de 30 cartazes e 200 capas de DVDs de filmes do mundo inteiro, desenhados por artistas parceiros da Lume, além de catálogos dos festivais, livros publicados, resenhas e críticas. Um inventário que rememora o esforço de quem produz cinema no Maranhão.

A mais recente produção cinematográfica da Lume é o filme O Exercício do Caos, dirigido pelo cineasta Frederico Machado, e que tem sido aclamado pelos mais importantes críticos de cinema do Brasil, a exemplo de Inácio Araújo, da Folha de São Paulo, e José Geraldo Couto, do Instituto Moreira Salles. Na última edição do Festival Guarnicê de Cinema, o filme levou nove prêmios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário