sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Incentivo ao esporte garante conquistas a estudantes da rede municipal

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), valoriza o esporte como ferramenta pedagógica. O incentivo à prática nas escolas públicas municipais tem levado estudantes ao pódio. A equipe de Atletismo da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Rivanda Berenice Braga, localizada no Barreto, conquistou medalha de ouro nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). Já o Handebol da U.E.B. Primavera, no Cohatrac III, levou a medalha de prata na competição.

Em nome do prefeito Edivaldo, o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, parabenizou os estudantes e destacou o empenho de seus professores. “A determinação do prefeito Edivaldo é assegurar às crianças uma educação integral e de qualidade, e isso passa pelo acesso ao esporte. Parabenizo o sucesso desses estudantes e o empenho não só de seus treinadores em particular, mas de todos os profissionais da nossa rede que, através do esporte, conseguem dar às nossas crianças e adolescentes a esperança de um bom futuro”, disse o titular da pasta.

O professor Márcio Miguens, treinador de Aline Freire, de 14 anos, ganhadora da medalha de ouro na prova do Pentatlo pelo Atletismo, disse que a Semed tem apoiado todas as iniciativas na área do esporte, o que tem favorecido a adesão dos estudantes não só ao atletismo, mas a outras modalidades esportivas. “Os projetos têm melhorado a autoestima dos alunos e mudado até mesmo o comportamento deles em sala de aula”, comentou o educador.

A conquista da medalha de ouro vai levar a estudante para Londrina, no Paraná, no próximo dia 3 de setembro, para disputar os Jogos da Juventude. Caso obtenha êxito na etapa nacional, Aline Freire irá disputar os Jogos Sulamericanos Escolares. “Estou muito feliz. Meu pai, então, adorou eu ter tirado o primeiro lugar. Ele e toda a minha família tem me apoiado muito”, disse a estudante.

Esse trabalho de incentivo ao esporte, realizado na U.E.B. Rivanda Berenice, contempla mais de 80 crianças e adolescentes do Ensino Fundamental. “Buscamos a excelência da pessoa e não do esporte. Por isso, muitas vezes, além de treinador, sou pai, psicólogo, assistente social... Chegar a uma seleção maranhense ou brasileira é consequência desse trabalho. O fundamental é a educação”, declarou o professor Márcio. Ele afirma que uma de suas maiores alegrias é ver adolescentes e jovens saindo de uma vida sedentária e do risco do uso de drogas.

MALAS PRONTAS

Nicole Gabriela Silva Marques, de 14 anos, embarca pra cidade de Criciúma, Santa Catarina, na madrugada deste sábado (16) onde vai fazer parte da equipe de Handebol Infantil Feminino da cidade catarinense. Ela recebeu o convite de um dos técnicos da equipe do Criciúma, que desde o ano passado acompanha o desempenho da estudante. A medalha de prata no JEMs pelo Handebol Infantil Feminino fez o convite chegar mais rápido para a adolescente, que sonha agora com a categoria de base da seleção brasileira até 2018.

Ela vai com todas as despesas pagas para estudar e treinar e ainda receberá ajuda de custo. A aluna destaca o papel da professora Rosângela Diniz, treinadora na U.E.B. Primavera, por quem tem grande estima. “Foi ela quem me chamou para treinar, tem me incentivado sempre; tenho muito a agradecer, pois foi a Rosângela quem primeiramente acreditou em mim”, afirmou a garota, que também tem como referencial a atleta maranhense Ana Paula Rodrigues, que tem sido destaque na Seleção Brasileira de Handebol.

Na avaliação da professora, Nicole nasceu para ser atleta. “É esforçada, dedicada e muito disciplinada”, contou Rosângela. A gestora geral da U.E.B. Primavera, Ivone Assunção, contou que nesses três anos de treino, Nicole obteve conquistas não só no Handebol, mas também nos estudos, pois suas notas melhoraram em decorrência do seu comportamento e dedicação. “Essa menina agora só me dá alegrias”, enfatizou.

SAIBA MAIS

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), desenvolve os programas federais Mais Educação e Segundo Tempo. O objetivo é fomentar a educação integral nas escolas, estimulando a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. O programa Segundo Tempo busca essa meta através do esporte, democratizando o acesso às diversas modalidades e trabalhando-as como fator de cidadania e melhoria da qualidade de vida, com prioridade para áreas onde são identificadas situações de vulnerabilidade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário