quarta-feira, 23 de julho de 2014

Prefeito Edivaldo supervisiona obras no Cras da Cidade Operária




O prefeito Edivaldo visitou na manhã desta terça-feira (22) as obras de reforma do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Cidade Operária. A revitalização da unidade, que estava em condições físicas precárias e passará a contar com uma estrutura de primeira qualidade, abrange todo o arcabouço físico, visando garantir um acolhimento de excelência e conforto à população.

“Será o primeiro Cras com sede própria da Prefeitura e temos mais dez para entregar. Estes Centros geram grandes benefícios a comunidade, atendendo famílias do Bolsa Família e de outros programas sociais, além de oferecer, por exemplo, a inclusão em cursos profissionalizantes, como o Pronatec, ou seja, é um importante instrumento social que vai favorecer toda essa região da Cidade Operária”, disse o prefeito, após supervisionar o curso das obras.

O Centro de Referência da Assistência Social da Cidade Operária abrigava o Centro Social Urbano (CSU) do bairro, em terreno de propriedade da Prefeitura. A gestão municipal incorporou toda a estrutura para o funcionamento pleno do Cras e, de imediato, o prefeito Edivaldo autorizou o início dos trabalhos de reforma, que já ocorrem há um mês.

Em São Luís, existem 20 Cras divididos por território, abrigados em espaços alugados pela Prefeitura, exceto o da Cidade Operária. De acordo com o secretário de Urbanismo e Habitação, Diogo Lima, mais dez Cras serão construídos na capital no regime de parceria com o governo federal e estadual.

“A finalidade é contribuir para prevenção e enfrentamento das situações de vulnerabilidade e promoção de protagonismo das famílias, indivíduos e comunidades na melhoria das condições de vida nos territórios”, explicou Diogo Lima.

As intervenções no prédio abrangem reparos na parte elétrica, civil, conserto na cobertura (telhado), rede hidráulica e pinturas. Depois da conclusão dos serviços, a unidade da Cidade Operária será dotada de salas de atendimentos particularizados, coordenação, quadra poliesportiva, sala de atendimento psicossocial, compartimentos para cadastro único (programas sociais) e serviço de convivência.

Para a secretária adjunta da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), Nazareth Garcez, a revitalização do espaço otimizará o atendimento, já que a antiga estrutura estava deficitária. “Vamos receber o usuário com mais dignidade, contribuindo com a política de assistência”, destacou Garcez.

A coordenadora do Cras da Cidade Operária, Marina Coelho Souza, explicou que no local são oferecidos serviços de convivência, atividades socioeducativas e oficinas de capacitação.

CRAS

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) é uma unidade pública estatal localizada em áreas de vulnerabilidade social que desenvolve o Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF), atendendo preferencialmente famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), através de serviços socioassistenciais, encaminhamento da população para a rede de proteção social local e para acesso a outras políticas públicas.

Além do acompanhamento socioassistencial das famílias em cada território referenciado, o Cras também é responsável pelo fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e pela articulação de ações com as organizações governamentais e não-governamentais nas áreas de atendimento onde está instalado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário