sábado, 5 de julho de 2014

Prefeito de São Luís amplia atendimento do SAMU com novas ambulâncias

A Prefeitura de São Luís adquiriu cinco novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os veículos vão atender aos casos de menor gravidade e reforçar o serviço prestado à comunidade nas ocorrências básicas de urgência da capital. A frota passa a contar com 15 ambulâncias e equipes de suporte básico, incrementando em 50% o atendimento móvel emergencial.

“Na área da saúde, temos priorizado o reforço do atendimento de emergência. Para isso, trabalhamos na humanização do atendimento, reestruturação das unidades de saúde, inclusive no reaparelhamento estrutural, o que inclui novas ambulâncias para agilizar o deslocamento e o socorro imediato de vítimas”, disse o prefeito Edivaldo.

As novas equipes representam um ganho importante para a população, pois garantem o atendimento urgente a casos agudos de natureza clínica, obstétrica, traumática, pediátrica e psiquiátrica. As equipes que prestarão atendimento nessas unidades móveis serão compostas por um condutor-socorrista e um técnico de enfermagem-socorrista. Atualmente, a média de atendimento é de 1.800 por mês e, a depender da quantidade de registros, será possível maior agilidade e alcance na prestação do socorro.

Segundo José Sales, as ambulâncias serão distribuídas em diversos setores da capital, ficando sempre localizadas em pontos estratégicos que permitam o atendimento das ocorrências no menor tempo possível. Esses pontos de apoio ficam geralmente centrados nas unidades municipais de saúde.

Além disso, o SAMU da capital também está recebendo incrementos em outros setores do órgão como o aumento do quantitativo de médicos na Central de Regulação, que agora conta com mais cinco profissionais por plantão; e acréscimo de mais uma cabine para o recebimento de chamadas pelo telefone 192.

“Estamos avançando significativamente em todos os setores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, tanto em quantitativo de equipamentos e profissionais qualificados, como também na melhoria do atendimento pelo 192”, frisou José Sales. Ele informou que as novas ambulâncias estarão à disposição da população a partir da segunda quinzena deste mês.

Na área de casos de maior gravidade, o SAMU dispõe atualmente de duas UTIs móveis para prestar suporte avançado, duas motolâncias e um veículo de intervenção rápida destinado à condução dos equipamentos médicos de maior complexidade e transporte da equipe de profissionais para o local das ocorrências graves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário