sexta-feira, 11 de julho de 2014

Curso de Química a distância e Agronomia recebem nota quatro do MEC

*Os fatores analisados pela comissão do Ministério da Educação buscam assegurar a qualidade dos cursos de Graduação no país.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é o órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), responsável por avaliar as instituições de ensino, cursos e desempenho dos seus estudantes matriculados em universidades, institutos e centros de ensino superior de todo o Brasil. Em recente visita de avaliação, a comissão do Ministério avaliou in locu dois cursos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e emitiram nota quatro como referencial de qualidade para as graduações de Química à distância e Agronomia. O projeto pedagógico dos cursos, a titulação do corpo docente, até a forma como as frentes de pesquisas e extensão tem sido desenvolvidas nestes cursos foram avaliadas pelos representantes do MEC.

AGRONOMIA

Iniciado em 2006 no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade em Chapadinha, o curso faz parte do projeto de interiorização do ensino superior que a instituição promoveu nos últimos anos. Hoje, a Graduação conta com a quase 300 estudantes matriculados, e já formou mais de cem agrônomos na cidade. Já possui nota quatro no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)-mecanismo que avalia principalmente alunos dos últimos períodos que estão saindo das instituições de ensino. Agora, com a nota quatro, emitida desta vez pelo Sinaes, o curso se destaca como uma experiência de sucesso de uma formação que contempla o ensino, a pesquisa e a extensão. O curso conta com projetos e coes que recebem fomentos de agencias de incentivo, e possui e estudantes que participam de programas de intercâmbio, como o de Ciências Sem Fronteiras.

QUÍMICA A DISTÂNCIA

A Graduação em Química a distância da UFMA acontece por intermédio do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), e tem duração de quatro anos. Possui alunos de diferentes cidades do Maranhão, principalmente de Grajaú, Bom Jesus das Selvas, Colinas e Porto Franco, sendo esta última, o pólo sede do curso – onde os discentes recebem atendimento tutorial, e aulas presenciais são desenvolvidas nos finais de semana. Segundo o INEP, a modalidade a distância ainda é muito questionada quanto à sua qualidade, comparada à modalidade presencial. Neste sentido, o curso de Química a distância na Universidade quebra essa barreira, e está próximo a nota de excelência do INEP- a nota cinco.

De acordo com o coordenador do curso de Química a distância, Dr. Gilvan de Oliveira Costa Dias, ( irmão do cartunista Wilson Caju) a avaliação dos professores e do projeto pedagógico do curso certifica a qualidade do corpo docente, e das suas bases curriculares. “Esta conquista é resultado de um trabalho intenso que o NEaD vem realizando em prol da qualidade dos seus cursos. Agora vamos trabalhar mais para atingir a nota máxima”. Declara o coordenador do curso.

Arlan Azevedo



Nenhum comentário:

Postar um comentário