quarta-feira, 25 de junho de 2014

Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa) e Fundação Sousândrade capacita terceira turma do curso de Cuidador de Idoso


A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa), concluiu, nesta quarta-feira (25), a terceira turma do curso Alimentação Saudável e Cuidados Necessários ao Idoso – Cuidador de Idoso. A capacitação foi oferecida a 35 alunos que receberam certificado pela conclusão da formação ministrada com apoio da Fundação Sousândrade. O trabalho desenvolvido pela Semsa segue a política de fortalecimento da segurança alimentar e geração de emprego e renda, determinada pelo prefeito Edivaldo.

“Esse curso não é voltado apenas para quem quer ser um cuidador profissional, mas também àqueles que querem aplicar os ensinamentos em casa, com o próprio familiar”, esclareceu a titular da Semsa, Fatima Ribeiro. O cronograma de aulas trata desde a alimentação saudável e adequada a doenças associadas à velhice como diabetes, hipertensão, colesterol alto entre outros.

O curso foi oferecido devido à demanda de interessados em aprender sobre os procedimentos adequados para atendimento da terceira idade. “Ficamos felizes pela conclusão de mais uma turma do curso. Estas ações contam com o apoio do prefeito Edivaldo que incentiva a capacitação de pessoas para o mercado de trabalho garantindo dessa forma, a geração de trabalho e renda”, destacou a secretária da Semsa.

O educador físico Manoel das Graças de Jesus foi um dos 35 alunos beneficiados pela formação promovida pela Prefeitura. “Esse aprendizado vem somar em minha profissão, pois trabalho com pessoas idosas e em minhas aulas repasso esse conhecimento”, afirmou. Já a artesã Lucineide Alves decidiu participar para cuidar da mãe, uma senhora de 65 anos. “Eu aprendi sobre a melhor alimentação para a pessoa idosa e isso fez com que eu melhorasse a alimentação da minha mãe”, disse.

O curso totalizou 100 horas aulas divididas em três meses. A Semsa capacitou aproximadamente 105 alunos desde a abertura da primeira turma no ano passado, sendo que 90% destes já estão inseridos no mercado de trabalho. A próxima turma será iniciada em julho e as inscrições já estão abertas na sede da Semsa, na Rua Celso Magalhães, Centro.

PARCERIA

O curso Cuidador de Idoso conta com professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nutricionistas, médicos, gerontológos e demais profissionais especializados no cuidado com o idoso. “Nosso objetivo com este curso é melhorar a qualidade de vida dos idosos, pois é importante chegar na terceira idade com saúde e qualidade de vida”, declarou a mestre em Gerontologia e coordenadora do curso, Ana Teresa Ramos. A nutricionista da Semsa e professora do curso, Wilma Ramalho, destacou ainda a importância em adotar hábitos saudáveis e realizar exercícios físicos para garantir uma boa velhice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário