sexta-feira, 27 de junho de 2014

Secretaria de Educação divulga aprovados na primeira fase do Brasil Alfabetizado



A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Educação (Semed), divulgou lista com os 388 candidatos aprovados na primeira fase do seletivo de voluntários para atuar no Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Os nomes podem ser consultados no Portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br) e na Superintendência da Área de Jovens e Adultos (Saeja) da Semed, na Rua de São João, no Centro.

O titular da Semed, Geraldo Castro, ressaltou a importância do programa. “Obedecendo a determinação do prefeito Edivaldo, o programa Brasil Alfabetizado tem cumprido com destreza a tarefa de diminuir o analfabetismo em nossa cidade. A parceria com as associações comunitárias, entidades beneficentes e igrejas é de grande importância para nos ajudar a alcançar esse objetivo, garantindo cidadania e dignidade para todas as pessoas da nossa cidade”, disse.


No total, 230 vagas estão disponíveis para alfabetizador, coordenador e intérprete de Libras. Nesta primeira etapa, de caráter eliminatório, foram analisados os currículos dos candidatos às vagas. A segunda fase constará de prova objetiva e discursiva, prevista para ser realizada na próxima quinta-feira (3), das 14h às 18h, na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Alberto Pinheiro, na Rua do Passeio, no Centro.


O resultado final deve ser divulgado no dia 17 de julho. Aos aprovados, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibiliza uma bolsa-auxílio no valor mensal de R$ 400 a R$ 600, de acordo com a função desempenhada e o número de turmas a que está vinculado no PBA.


Desenvolvido pelo Ministério da Educação desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O objetivo é promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil.


EXPERIÊNCIA POSITIVA
Regina Lindoso, que já participou do PBA como alfabetizadora, descreveu a sensação de trabalhar no programa. “Minha maior alegria foi quando vi os meus alunos lendo e escrevendo. Quando vi que eles escreveram as palavras pela primeira vez no quadro, para mim isso já valeu por tudo”, disse a professora.


A superintendente da área de Educação de Jovens e Adultos da Semed, Áurea Borges, destacou a importância das parcerias locais. “Com o trabalho que os líderes têm nas comunidades, nós acreditamos que é possível combater o analfabetismo em nossa cidade”, afirmou Áurea Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário