sexta-feira, 6 de junho de 2014

Prefeitura realiza ação contra o tabagismo


A Prefeitura de São Luís promoveu na manhã desta sexta-feira (6) ação de conscientização contra o hábito de fumar, como parte da Campanha Nacional de Combate ao Tabagismo do Ministério da Saúde. Equipes do Programa de Controle de Tabagismo da Secretaria de Saúde (Semus) estiveram no Terminal de Integração da Cohama repassando orientações à população sobre os malefícios causados pelo fumo.

Para ajudar no combate ao tabagismo, as equipes da Semus distribuíram material educativo com dicas de como resistir ao desejo de fumar e um teste rápido de dependência à nicotina. Também foram oferecidos testes de glicemia e aferição de pressão arterial à população.

“Nós realizamos aqui um trabalho que vai para além da distribuição dos folders. Tentamos conscientizar o fumante dos riscos que o vício causa a ele e as pessoas com quem convive e, com as informações passadas também aos não fumantes, criamos agentes disseminadores da campanha que levam a mensagem adiante”, informou a responsável técnica pelo Programa de Controle do Tabagismo da Semus, Silma Galvão.
Ela explicou que a Prefeitura dispõe de centros especializados em vários bairros da capital para tratamento de dependentes da nicotina. Os consultórios estão localizados nos bairros Vicente Fialho, Cohatrac, Filipinho, Anjo da Guarda e Beira Mar.

Para o pescador Anderson Queiroz, que fuma há 15 anos, vencer o vício ainda é uma tarefa muito difícil. “Por mais que eu tente, não consigo deixar o vício de lado. Por isso essas campanhas são muitos importantes”, relatou.

O Ministério da Saúde realizou um levantamento em 2013 onde a cidade de São Luís foi apontada como a nona capital do país com menor índice de fumantes. De acordo com a pesquisa, 8,1% dos ludovicenses ainda mantêm o hábito do fumo. O índice só é menor nas cidades de Palmas (TO), Natal (RN), Manaus (AM), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Belém (PA) e Aracaju (SE).

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de brasileiros maiores de idade que fumam caiu 28% nos últimos oito anos. A conscientização da população e as restrições ao tabaco são apontadas como o principal motivo para essa queda no percentual. A quantidade de fumantes passivos em domicílio reduziu de 12,7% para 10,2% de 2009 a 2013, e no trabalho passou de 12,1% a 9,8%.

SOBRE O TABAGISMO
O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença resultante de dependência da nicotina, uma droga psicoativa que produz efeitos sobre o funcionamento do corpo, provocando mudanças fisiológicas e de comportamento. Estudos apontam que o tabaco é considerado fator de risco para cerca de 50 doenças diferentes, principalmente enfermidades cardiovasculares e respiratórias.

No Brasil, o Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional do Câncer (INCA), criou a Coordenação Nacional do Controle do Tabagismo, que tem como prioridade orientar e estimular o desenvolvimento de ações educativas nas unidades de saúde, escolas e ambientes de trabalho.

CENTROS ESPECIALIZADOS

C.S. AMAR

Rua Deputado Luís Rocha, S/N – Vicente Fialho

Fone: (98) 3256 – 6352

CENTRO DE SAÚDE SALOMÃO FIQUENE

Avenida Leste–Oeste, S/N – Cohatrac II

Fone: (98) 3238-4129

AMBULATÓRIO FARINA

Rua 3, Qd17, Casa 507 – Filipinho

Fone: (98) 3275-6464

CLODOMIR PINHEIRO COSTA

Avenida Principal, S/N – Anjo da Guarda

Fone: (98) 3242-5866

CEREST

Avenida Beira-Mar

Email: cerest@hotmail.com

Fone: (98) 3232-3363

Nenhum comentário:

Postar um comentário