sexta-feira, 20 de junho de 2014

Prefeitura intensifica obras em vias atingidas pelas cheias do Rio Pimenta e Anil


 A Prefeitura de São Luís intensificou a recuperação de áreas impactadas pelas cheias do Rio Pimenta e Rio Anil, devido às fortes chuvas de maio. Nesta semana, foram iniciadas as obras de recuperação da Avenida Vale do Rio Pimenta (Alto do Calhau), Rua Rio Claro (Olho D’Água), ponte sobre o Rio Anil (Anil), Rua Brasília (Santa Bárbara) e estrada do Alto do Bonito (Maracanã). Os trabalhos seguem a determinação do prefeito Edivaldo de resposta aos transtornos causados pelos temporais que atingiram a cidade.
As obras estão sendo conduzidas pela Prefeitura e executadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com recursos próprios. “Estamos seguindo a orientação do prefeito Edivaldo de providenciar reparos das vias e retomar a infraestrutura das localidades mais afetadas pelas chuvas de maio. As regiões ribeirinhas estão recebendo nossa atenção constante, para que haja restabelecimento da regularidade do tráfego”, disse o secretário da Semosp, Antônio Araújo.
Na Avenida Vale do Rio Pimenta, a encosta que fica às margens do rio cedeu juntamente com um trecho da via que corta o local. Os trabalhos de reestruturação da área tiveram início na segunda-feira (16), com a limpeza e o nivelamento do morro. Para evitar novos deslizamentos, foi iniciada a construção de um muro de contenção, com dois metros de altura e parede de proteção vegetal. A obra consiste ainda na recuperação e repavimentação do trecho atingido.

Outro local afetado pelo transbordamento do Rio Pimenta foi a Rua Rio Claro, no bairro Olho D’Água, onde ocorreu uma erosão do solo provocando a queda de uma encosta. As equipes da Semosp estão construindo uma galeria no local para facilitar o escoamento na área e conter a força das águas.

As obras também estão avançadas para recuperação da Ponte sobre o Rio Anil, onde trechos da calçada e da ponte cederam com o aumento do volume da água do rio. Os serviços preveem a construção de muro de contenção, galerias para facilitar o escoamento da água, além de revitalização do calçamento.

ALTO DO BONITO

Entre as obras realizadas emergencialmente para recuperação de áreas degradadas pelas chuvas, estão incluídos os serviços de terraplanagem na Rua Brasília, na Santa Bárbara, e na estrada de acesso à comunidade do Alto Bonito, no Maracanã.

Na Rua Brasília, foi concluída a primeira etapa dos serviços com a limpeza do local para retirada da lama e nivelamento da pista. Na segunda etapa, haverá colocação de piçarra e compactação da pista. Na estrada de acesso à comunidade Alto do Bonito, foi recuperada uma área de 150 metros de extensão, permitindo o restabelecimento do tráfego na via.

Nenhum comentário:

Postar um comentário