sábado, 21 de junho de 2014

PREFEITURA DE SÃO MATEUS MELHORA O SISTEMA DE SAÚDE











         O Secretário adjunto de Saúde de São Mateus Agnaldo Rocha, pela primeira vez abre as portas e mostra as instalações internas do hospital recém inaugurado do município, ao conterrâneo Wilson Caju. O prédio de propriedade do médico Geovane e Ana Castro, está alugado para a prefeitura, só que provisoriamente, o mesmo funcionava apenas com 50 % do espaço físico, ou seja, a entrada do pronto socorro estava sendo feita por trás, limitando a outra rua, porém, com a reforma a parte de trás, ficou somente para a entrada e saída das ambulâncias e dos veículos de funcionários do hospital.

            Sabendo da “deficiência no setor de saúde de São Mateus”, o prefeito Miltinho Aragão, (PSB), solicitou a Governadora Roseana Sarney e do Secretário Estadual de Saúde Ricardo Murard, uma visita aquele município no inicio do ano. Mediante a esta visita, o mesmo pediu a governadora e o secretário, que viabilizasse recursos para melhorias na estrutura hospitalar. Sensibilizados com a situação, a governadora por meio do governo federal, liberou verbas para que o prefeito pudesse colocar em prática a restauração de um novo pronto socorro para a população de São Mateus.

            Conforme o que foi observado no PRONTO SOCORRO, após a sua restauração, a população está de parabéns e não tem motivo para reclamar, haja visto que no mesmo foram disponibilizados para pronto atendimento três ambulâncias novas, leitos de urgência e emergência todos climatizados e equipados com camas e colchões novos, além de equipamentos modernos para laboratórios, berçários, raios-X, farmácia básica etc. A recepção, setor de enfermaria, como também a contratação de médicos, nutricionistas que cuidam da alimentação dos pacientes e funcionários, faz parte da mudança da atual gestão.

           Com uma equipe de oito médicos para atendimento direto a população, o prefeito diz que ainda é pouco, pois pensa em ampliar ainda mais o quadro, contratando enfermeiros, médicos cardiologista e ortopedista entre outros profissionais da saúde.

           Ainda este ano, o prefeito pretende inaugura mais três postos de Unidade Básica de Saúde (UBS), sendo que o primeiro já foi entregue dia (8), totalmente reformado, e equipado com aparelhos novos. O posto de saúde que já existia, agora está de cara nova, e o mesmo levou o nome do saudoso e ex-vereador Francisco Torres de Paula Filho, um dos mais antigos moradores do Piqui.

            O posto de saúde Francisco Torres de Paula Filho, localizado na Av. Acioly da Costa Nunes, no bairro Piqui, possui sala para recepção, reuniões, procedimentos de vacinação, banheiros, farmácia básica, dois consultórios médicos, dois gabinetes odontológicos, além de equipamentos modernos para melhor atender a população. A utilização dos demais profissionais e pacientes serão atendidos por meio do Programa de Atenção Básica e Saúde da Família a toda comunidade.

           Os outros dos postos serão construídos nos povoados São Benedito e Laje do Curral na zona rural de São Mateus. Detalhes, o posto do povoado Laje do Curral, será um dos que terão as obras mais aceleradas, haja visto que naquela localidade a população necessita muito, pois nas outras administrações ficaram a desejar.

          Devido ao grande índice de acidentes automobilístico ocorrido no município de São Mateus, o prefeito Miltinho Aragão, resolveu encaminhar proposta ao governo federal, solicitando mais recursos para a saúde, e para alegria de todos, acabou de receber a informação de Brasília de que em breve o município estará recebendo mais duas unidades do Samu, para melhor atendimento.

           Segundo Agnaldo, mesmo com o pronto socorro equipado, o prefeito acertou com o secretário de obra, que logo que suspenderem as chuvas, as obras da construção do novo hospital municipal serão iniciadas. O local escolhido é onde antes funcionava a antiga Cibrazem. Pois diferente do prefeito anterior que terminou o mandato e não construir sequer um posto médico que atendesse a população com dignidade. A obra tem previsão para terminar em junho do ano de 2015. E para finalizar, Agnaldo Rocha, disse que o prefeito tem muito mais para oferecer no quesito obras para São Mateus, também não pode esquecer que Miltinho foi muito feliz em ter colocado o nome do posto médico da Toca da Raposa em homenagem ao estudante de medicina natural de São Mateus Antônio Costa Vaz que faleceu na Bolívia ano passado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário