quarta-feira, 11 de junho de 2014

Prefeitura de São Luís abre temporada junina nesta sexta-feira (13)



A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), dá início à temporada junina nesta sexta-feira (13), a partir das 18h. Com o tema “São João de São Luís - O Arraial do Brasil é aqui”, a expectativa é atrair mais de 100 mil pessoas para a Praça Maria Aragão, que, durante os dezessete dias de festa, passará a ser o “Terreiro da Maria”. A temporada junina deste ano vai até o dia 29 de junho.

Além da tradicional decoração de bandeirinhas juninas, quinze totens com iconografias de personagens da cultura popular serão espalhados na praça e servirão como suporte fotográfico. Os visitantes do Arraial também poderão interagir com personagens do auto do boi como Pai Francisco e Mãe Catirina. Além disso, a poesia ganhará a voz de cordelistas itinerantes.

“Entendemos que as festas juninas representam um momento de celebração da alegria do povo. Além de trazermos as tradições populares e fazer o resgate de brincadeiras e atividades que fazem parte da cultura do ciclo junino, queremos também trazer a população para se divertir com os estilos musicais que atraem o grande público, não apenas vendo as apresentações, como também participando da festa, dançando”, disse o presidente da Func, Francisco Gonçalves.

Uma grande estrutura de palco, som e luz está sendo montada para a apresentação de 209 atrações culturais, entre bumba-meu-boi, tambor de crioula, danças populares, grupos alternativos, grupos de forró pé de serra e shows.

Este ano, a programação contará com uma novidade: os bailes populares, com a noite do brega (dia 23) e a noite do forró (dia 26). Para o Baile do Brega, estão confirmados os shows de Celma Marks, Valfredo Jair e Eugênia Miranda. Três bandas de forró animarão a noite do dia 26. Paralelamente aos bailes, será mantida a programação tradicional com as brincadeiras juninas.

Ao todo, 20 barracas vão oferecer serviços e atividades que integram a programação do Arraial, com cardápio variado e a venda de bebidas e comidas típicas. Além da culinária, outros espaços estarão disponíveis como o Barracão do Forró, com apresentação de bandas de forró pé de serra. Também haverá dois espaços institucionais e um espaço destinado ao turista.

RODAS DE CONVERSA E ARTESANATO
Além das atrações artísticas, o auditório da Praça Maria Aragão receberá os principais mestres da cultura popular, pesquisadores e folcloristas durante rodas de conversa, além da exibição de documentários.

Haverá também um espaço para comercialização de produtos artesanais, como bordados, cerâmicas, artesanato em fibras que representam ícones da cultura popular, contemplando cerca de 40 artesãos por dia.

“Na Barraca do Artesanato, os visitantes poderão participar do museu vivo, que é uma conversa com o próprio artesão mostrando como é o processo de feitura dos produtos artesanais. Outro momento importante da programação são as rodas de conversa, que vão reunir nossos mestres para falar sobre aspectos da cultura popular por quem faz e mantém as brincadeiras”, afirmou a coordenadora do São João 2014, Camila Grimaldi.

FESTA NOS BAIRROS
Com programação diversificada, além do Arraial da Praça Maria Aragão, a Prefeitura contemplará diversos bairros e microrregiões da Ilha, atendendo a política de descentralização dos eventos culturais, totalizando 33 bairros que receberão o apoio da Func com envio de atrações culturais, correspondentes às seguintes categorias: bumba-meu-boi, tambor de crioula, danças populares, grupos alternativos, grupos de forró pé de serra, shows, apresentações teatrais.

CASA DA CRIANÇA
O Arraial da Praça Maria Aragão terá um espaço temático voltado para atividades direcionadas à família. O local será destinado à divulgação da cultura, história e tradição do povo maranhense e promoção de diversas atividades lúdicas, distribuição de brindes, degustação de produtos e registros online compartilhados pelas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário