sábado, 21 de junho de 2014

O MUNICÍPIO DE ALCÂNTARA EM DIAS MELHORES

 

 
 
 
 
 
 
 
 Pouco mais de uma hora de barco separam Alcântara do centro de São Luís. No município de Alcântara, há ruínas de grandes obras inacabadas, construída por escravos chicoteados por invasores franceses e portugueses, a cidade tem um centro comercial de grande importância histórica ainda resiste ao tempo, e que a todo instante da à impressão de um lugar misterioso.

Alcântara no mapa, consta que está devidamente na proximidade da linha do Equador, com apenas 2 graus, e a estabilidade meteorológica é boa. Com terrenos irregulares é uma cidade pequena e devido está cercada por águas dos mares, a mesma é bastante ventilada e agrega a uma paisagem com suas lindas praias desertas. Segundo os historiadores, Alcântara seria uma Colônia brasileira da prosperidade comercial no passado, ou seja, a maior cidade da capitania do Grão-Pará, mas devido o crescimento a capital São Luís, todo projeto foi parado no tempo, ficando apenas como uma cidade histórica e solitária, que além de suas ruínas, a beira das bonitas praias, o que se vê facilmente são pequenas aves de cor-de-rosa, os guarás catando pequenos moluscos e crustáceos marinhos nos mangues, e a visitação de turistas, as pequenas lojas estaladas nos prédios tombados pelo IPHAN, e alguns veículos que circulam pelas novas ruas construídas pela prefeitura.

 Quanto ao Centro de Lançamentos de Alcântara, vale lembrar que é um dos que se destaca como um dos melhores do mundo pela sua localização geográfica, só que depois da tragédia que aconteceu com o lançamento do foguete no passado, nenhuma pessoa comum teve mais acesso em visitar. O responsável pelo Centro de Lançamento de Alcântara tem bom relacionamento com a administração pública, pois por algumas vezes já colaboraram com serviços prestado a comunidade principalmente na assistência a saúde.

Os principais costumes folclóricos de Alcântara são: conhecidos como Tambor de Mina, a Umbanda e o Candomblé todos oriundos da áfrica, que no Brasil se tornou uma religião, de muito respeito pelos moradores e admirado pelos turistas que ali visitam. Uma ressalva, por falar em costumes folclóricos de Alcântara, não poderia de falar de uma das festas religiosas mais tradicionais do Maranhão, a Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara, com passeata pelas ruas e levantamento do Mastro da Imperatriz.


 Onde a programação foi realizada na Casa das Minas e na Casa de Nagô, ambas localizadas no bairro Madre Deus. Incluída no calendário religioso de terreiros de tambor de mina, a tradicional programação da festa atrai curiosos de diversas capitais do Brasil e do mundo. As primeiras manifestações ligadas à festa começaram no início do mês de maio e terá prosseguimento com os rituais que, conforme reza a tradição, marcam sua abertura oficial. O ápice, no entanto, foi no Domingo de Pentecostes, ou seja, 50 dias após a Páscoa, mais precisamente na data de 8 de junho, quando todas as atividades foram encerradas. Apesar das programações definidas, a festa avança até o fim do ano, pois é realizada também em outras casas de culto afro, tanto na capital, quanto no interior do estado, mas preciso em Alcântara. Na capital, os rituais acontecerão na Casa das Minas e na Casa de Nagô. O mastro é um tronco de árvore decorado com comidas e bebidas. Ele é levado pela população pelas ruas e hasteado com a bandeira do Divino Espírito Santo.

Após o levantamento do mastro, as visitas ao Império serão iniciadas, bem como as missas, ladainhas e cerimônias. O encerramento aconteceu com a derrubada do mastro até o fechamento da Tribuna, com o Carimbó de Caixeiras, segundo informou Sebastião Cardoso, diretor do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. Conforme a tradição, toda a festa do Divino Espírito Santo gira em torno do Império ou Reinado. Crianças representando a Corte Imperial usam trajes de nobres e são tratadas como tais durante os dias da festa.

 O Império do Divino se estrutura de acordo com a hierarquia, no topo da qual estão o imperador ou a imperatriz. Abaixo, posicionam-se os mordomos-régios e as mordomas-régias, além do mordomo-mor e da mordoma-mor. Este ano, não obstante, é o ano da imperatriz. Alcântara – Em Alcântara, o trono está sob a guarda da senhora Kátia Maria dos Anjos Pereira, representada pela menina Lívia Maria Amorim Santos. A festa aconteceu em frente à Tribuna, em um salão que representa o Palácio Real, especialmente decorado para este fim. A abertura e o fechamento desse espaço marcam o começo e o término do festejo. Durante esse período, desenvolvem-se diversas etapas, formando um conjunto de simbologias que completam o ritual religioso, cuja durarão será de 15 dias.

 Detalhes; O culto ao Divino Espírito Santo iniciou-se na cidade de Alenquer (Portugal), no século XIII, por iniciativa da rainha Dona Isabel, devota do Espírito Santo. No Brasil, essa tradição começou no século XVI. No Maranhão, teve início por volta do século XVIII, em meados do século XIX. A tradição da festa do Divino está firmemente enraizada entre a população da cidade de Alcântara, de onde teria se espalhado para o resto do estado, tornando-se muito popular entre as diversas camadas da sociedade. A cada ano, ao final da festa, imperador e imperatriz repassam seus cargos aos mordomos que os ocuparão no ano seguinte, recomeçando o ciclo. No Maranhão, entre os elementos mais importantes da festa do Divino estão as caixeiras: senhoras devotas que cantam e tocam caixa acompanhando todas as etapas da cerimônia. As caixeiras no Maranhão são, em sua maioria, mulheres negras com mais de 50 anos. Elas são portadoras de uma rica tradição, que se expressa nas cantigas que pontuam cada uma das etapas da festa.
A festa em Alcântara  está associada não só ao Espírito Santo, mas também a outros santos católicos e de casas de culto afro-maranhenses. O culto é marcado pelo sincretismo religioso. A tradição trazida pelos portugueses recebeu contribuições das culturas indígenas e, principalmente, africanas.
Para se chegar a esta cidade, é preciso pegar barcos ancorados na Praia Grande, em São Luís. O percurso feito entre uma cidade e outra, dura cerca de 1h ou até mais dependendo do horário da maré, o que pode variar. Para retornar, a capital, o passageiro terá que pegar o barco até as 16 h, e se perder a mesma, terá que se hospedar em uma pousada colonial da cidade, onde os preços variam conforme cada hospedaria.
          Existe também outro meio de fazer uma viagem a Alcântara, via terrestre, sendo que a distancia se tornam maior e mais arriscada devido aos trechos precários encontrado nas estradas, como a BR 222, onde o motorista demora muito tempo para chegar ao seu destino final Alcântara.

Alcântara hoje: Apesar de ter uma historia tão marcada nos livros dos historiadores, a cidade de Alcântara vive momento interno de grandes mudanças, e para conhecer estas realidades, foi necessário visitar a cidade e conhecer pessoalmente um pouco do pessoal que vem transformando juntamente com o prefeito Domingos Araken, a real história dos dias moderno da ilha de Alcântara.

A principio, o nosso contato imediato foi com o secretário de Saúde Raimundo Neto, que nos recebeu em seu gabinete e nos informou em detalhes o que está fazendo em prol daquele município. Disse Neto, que tudo está sendo trabalhado na secretaria de saúde e tem o aval do prefeito, pois o mesmo ofereceu condição de trabalho tanto para o secretario como toda a sua equipe de funcionários. Organizado, e com profissionalismo, o secretario de saúde adiantou que tem desencadeado uma ação de um total de 11 equipes para atender todos povoados divididos em pólos para contemplar as regiões distribuídas pela zona rural, entre os povoados mais carentes estão; Boa Vista, Forquilha, Oitiua e Chapéu entre outros. Ainda nestas regiões, o prefeito designou a perfuração de 39 poços artesianos, pois conforme os moradores dos povoados de Boa Vista, Curuçá e Forquilha, esta foi uma das ações mais importante, pois o sofrimento com a falta d água era grande e outros prefeitos nada fizeram por aquela comunidade carente

As construções e reforma de todas as unidades mistas de saúde em Alcântara para atender a comunidade, é outro ponto positivo na gestão do prefeito Araken. Quanto às ambulâncias, logo que assumiu, o prefeito recuperou uma já existente que estava em situação ruim desde a gestão passada. Pelo ministério da saúde, adquiriu mais outro veiculo novo para atender a população.

Para a educação, um dos projetos que mais repercutiu, foi à criação da bolsa integral de estudo para estudantes de Alcântara que terminava o 2º grau e não tinha condição financeira de fazer um curso superior na capital. Todas as escolas foram restauradas e algumas construídas

Hospital: O prefeito  Domingos Araken assinou ordem de serviço autorizando a restauração do mais novo hospital de Alcântara que vai disponibilizar de 20 leitos para o atendimento de toda população. O prefeito Domingos Araken e o secretário de saúde Raimundo Neto falaram que esta obra é um sonho antigo de toda cidade e já é uma realidade. 

Médicos Cubanos: Uma das ações da secretaria de saúde de Alcântara foi à capacitação de recursos através do Ministério da Saúde, para a melhoria e construção de novos postos de saúde nas localidades mais distantes.

A população também agradeceu pela a vinda dos cinco médicos cubanos, que vieram para presta serviço no Brasil e escolheram Alcântara para trabalhar e morar. Este é mais uma ação louvável do prefeito “O programa mais médico, que tem duração de 32 horas” e os médicos do PROVABE do governo federal, que tem objetivo de fornecer atendimento humanizado para a população mais carente de segunda a quinta-feira. Segundo o secretário de saúde, do total de médicos, três já estão trabalhando, sendo que dois residem e trabalham nos povoados, e o restante na zona urbana.

Ainda sobre a saúde, o secretario nos informou que a prefeitura pleiteou um projeto para a requisição de uma ambulancha, a mesma irá facilitar o deslocamento de pacientes de média complexidade para São Luís pelo mar. Com este meio de transporte aquático, os gastos serão reduzidos, como também o tempo de demora para se deslocar até o pronto socorro.

UBS: Com o funcionamento em breve de uma UBS (Unidade Básica de Saúde), em Alcântara para atender as ações em escolas da rede pública localizada na sede e zona rural, será um sucesso.

O CAPS: está funcionando com pronto atendimento normal com 24 horas.

Para o turismo, a prefeitura já viabilizou vários projetos importantes inclusive a criação da guarda municipal

Processo de humanização é um dos pequenos problemas existente a ser trabalhado em Alcântara, pois o sistema geográfico do município precisa ser mapeado, especialmente na zona urbana e rural, porque quase 70% dos povoados estão na zona rural, e este projeto a prefeitura já está providenciando.

Projetos que foram realizados em 2013 e continua sendo executado na atual gestão do prefeito Araken

Reforma das escolas, ampliações e melhorias das estradas do povoado Cujupe, melhoramento na iluminação pública nas agrovilas de Peru, a restauração e recuperação das ruas já estão sendo feito.

Segundo o secretario de turismo Silvino Azevedo, muitas obras serão realizadas na atual gestão como: A construção de uma barragem, e a implantação de um criatório de peixes para beneficia os moradores da região mais carente o qual já está em pleno funcionamento, onde moradores que residem neste povoado estão contente pela ação do prefeito, pois além da criação de peixe, muitos já trabalham para implementar a agricultura familiar. 

Programar cursos para os guias e diferenciá-lo s através de uniformes especifico da prefeitura. 
Colocar placas de sinalizações nos padrões do PHAN, nos prédios e ruas.

Construir o novo porto hidroviário para embarque e desembarque com teleférico e equipado com modernos aparelhos de informática, para facilitar as informações corretas para os turistas, além da compra de duas lanchas novas para transportar passageiros para São Luís.

Criação do CONTUR (Conselho de Turismo), para viabilizar melhor o turismo naquele município.

Construir um matadouro adequado em lugar arejado, com veterinário e pessoal da vigilância sanitária para inspecionar o abate dos animais, uma meta para extinguir os abates de animais clandestino no município.

Criar um local especifico para vender franco e carne no município.
Criação do acervo da Câmara Legislativa de Alcântara. 

  





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário