quarta-feira, 18 de junho de 2014

Mais de 25 mil pessoas já passaram pelo arraial da Prefeitura


Mais de 25 mil pessoas já passaram pelo arraial da Praça Maria Aragão, local onde acontece o arraial oficial da Prefeitura de São Luís. Por noite, segundo estimativas da Polícia Militar e Guarda Municipal, o evento tem recebido a média de cinco mil visitantes por noite de programação. O Terreiro da Maria foi inaugurado dia 13 de junho, e nem as chuvas do mês tem afastado os visitantes.

“Nos finais de semana, o número chega a oito mil pessoas. Acreditamos que até o final do São João de São Luís, o total do público ultrapasse a casa dos 100 mil visitantes”, informa o coordenador de Infraestrutura e Logística da Fundação Municipal de Cultura (Func), Agnaldo Castro Rego.

Responsável pela operação de patrulhamento no arraial, o guarda municipal Pinheiro confirma a estatística da coordenação do evento e acrescenta que, nos cinco dias de programação, não foi registrada qualquer ocorrência policial na Maria Aragão. “Ao longo da praça, temos patrulhamento ostensivo e também várias guarnições com agentes nos vários pontos de circulação e entrada de pessoas”, garante.


TORCIDA

Como a terça-feira (17) também foi dia de futebol - com a Seleção Brasileira disputando jogo pela Copa do Mundo contra a Seleção do México -, após o final da partida, muitos torcedores foram à Praça Maria Aragão para se reunir com a família, comentar a partida e prestigiar os grupos folclóricos que se apresentavam no “Terreiro da Maria”.

“Empate ainda é um bom resultado. Estamos em primeiro lugar na chave e tenho fé que vamos ganhar o próximo jogo”, declarou o vendedor João Ricardo Ribeiro, na praça, acompanhado pela esposa e amigos do casal. Vestido com o uniforme oficial da Seleção Canarinho ele logo encontrou outros torcedores, igualmente de verde e amarelo, para dividir opiniões sobre o jogo.

O assistente de vendas, Josué da Silva Sampaio também levou a torcida de casa para o arraial. “A gente não gostou muito desse empate, acho que poderíamos ter jogado melhor, mas ainda temos uma partida contra Camarões e espero que o resultado seja completamente diferente”, reclamou.


PROGRAMAÇÃO

Na terça-feira (17), a programação teve início com a apresentação do Tambor de Crioula Dominador da Ilha, dança do boiadeiro Cavalo de Prata, Show com Jotha Junior e banda; Bumba-meu-boi de Orquestra de Morros; Bumba-meu- boi de Matraca de Panaquatira, e Bumba-meu- boi da Baixada de Penalva.

O arraial da Maria de Aragão foi o primeiro de São Luís a receber o Boi de Morros, que estreou no palco com indumentárias novas e luxuosas. O tema escolhido pelo grupo foi “Sabedoria – Atributo de Deus”. Com 160 brincantes e uma apresentação do auto de Bumba-meu-boi do Pai Francisco e Mãe Catirina, o grupo arrancou aplausos do público. “Queremos conservar o carinho que recebemos do povo de São Luís e surpreender a cada nova apresentação na capital”, destacou a índia curumim, Ana Júlia Spindola.

Outro estreante da noite foi o boi de Panaquatira, originário da Grande São Luís. O amo da brincadeira, Raimundo Francisco, mais conhecido como Dico, disse que, para a temporada 2014, o grupo preparou 15 toadas, sendo algumas em homenagem à Copa do Mundo e à capital maranhense. “Vamos fazer bonito pelos arraiais da cidade”, declarou.

Última brincadeira da noite, o Boi de Penalva brindou o público presente com uma apresentação de seus 85 integrantes. O grupo também fez homenagens à realização da Copa do Mundo no Brasil. “Temos 20 toadas para apresentar para nossos simpatizantes e muitas apresentações para fazer nesse São João”, contou o presidente do grupo, Carlos Alberto, o Carlinhos de Penalva.


O Arraial da Praça Maria Aragão é promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func). A programação segue até o dia 29 de junho. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário