quinta-feira, 26 de junho de 2014

Diversidade cultural marca programação do final de semana no “Terreiro da Maria”




Diversidade cultural marca programação do final de semana no “Terreiro da Maria”A diversidade de ritmos, cores e sabores marcarão a programação de encerramento da temporada junina do “Terreiro da Maria”, na Praça Maria Aragão, promovida pela Fundação Municipal de Cultura (Func). O último final de semana contará com apresentações que incluem danças, shows e grupos de bumba-meu-boi de diferentes sotaques.
A programação de sexta-feira (27) inclui o Show “Boi Mandingueiro” com Sérgio Brenha, Bumba-meu-boi da Baixada Oriente e Bumba-meu-boi de Orquestra Brilho da Ilha. A grande festa da noite de sexta será encerrada pelo Bumba-meu-boi de Matraca da Maioba. Já no sábado (28), a festança contará com as participações do Cacuriá de Dona Teté, Bumba-meu-boi de Costa-de-mão de Rama Santa, Show “Capital do Boi” com Ubiratan Sousa, Boi de Orquestra de Axixá e Boi da Liberdade.
Para o encerramento da temporada junina no domingo (29), Dia de São Pedro, será realizado o derrubamento do mastro, acompanhado de caixeiras do Divino Espírito Santo e apresentação do Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé. Também haverá show da cantora Teresa Canto, apresentação do Boi de Zabumba da Fé em Deus, Boi de Orquestra Brilho do Sol Nascente e Boi de Matraca de Maracanã.
O palco na Maria Aragão tem servido como um espaço para fortalecimento das tradições juninas. Na quarta-feira (25), o sotaque de costa-de-mão chamou a atenção do público. O Boi Brilho da Sociedade, da cidade de Cururupu, foi a segunda atração a se apresentar e recebeu muitos aplausos do público. A brincadeira possui mais de 100 anos de existência e mobiliza 86 brincantes, sendo um dos quatro grupos restantes no estado que ainda mantém a tradição do sotaque de costa-de-mão.
“Essa tradição nasceu durante uma festa no povo de Cururupu. Após tocar durante várias horas batucando com as mãos, os brincantes começaram a se incomodar com os calos na palma e então, resolveram usar a costa da mão, daí em diante, a brincadeira ficou conhecida assim”, explica Emanuela Larissa Gomes, neta do fundador do Brilho da Sociedade, o já falecido Eliezer Martins.
Além dos pandeirões, a percussão da brincadeira também utiliza instrumentos como caixas e maracás. Por sua vez, a indumentária dos brincantes é feita com o conhecido veludo bordado, com chapéus em forma de cogumelo, com fitas coloridas e ainda grinaldas feitas com flores artificiais.
Durante a quarta-feira também se apresentaram no “Terreiro da Maria” o grupo Dança Portuguesa A Arte e Beleza de Portugal, Banda Mixirico, Grupo Alternativo Pirilampo, Boi Baixada da Floresta e Boi de Matraca de Iguaíba. Na noite desta quinta-feira (26), será realizado um grande baile ao som dos grupos Forró Pé no Chão, Forró do Bom e Marinaldo do Forró, além de outras atrações como o Tambor de Crioula do Pindaré.

INCLUSÃO SOCIAL
Durante esta semana, a Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas) proporcionou uma grande festa aos usuários dos equipamentos sociais e demais serviços da área da assistência social. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) promoveram programação junina com apresentações típicas do período. As brincadeiras foram desenvolvidas pelos próprios moradores dos bairros assistidos. Na Cidade Operária, a programação foi voltada para pessoas com deficiência.



PROGRAMAÇÃO DO FIM DE SEMANA


26/06 - Quinta-feira
19h – Quadrilha Nova Esperança
20h – Tambor de Crioula do Pindaré
21h – Noite do Forró: com Marinaldo do Forró, Forró Pé no Chão e Forró do Bom
23h – Bumba-meu-boi de Orquestra da Lua

27/06 - Sexta-feira
19h – Quadrilha Flor da Amizade
20h – Dança do Boiadeiro Encanto de Alcântara
21h – Show “Boi Mandingueiro” com Sérgio Brenha
22h – Bumba-meu-boi da Baixada Oriente
23h – Bumba-meu-boi de Orquestra Brilho da Ilha
0h – Bumba-meu-boi de Matraca da Maioba
Barracão do Forró
20h - Grupo Cheiro da Terra
22h - Grupo Xote e Baião

28/06 - Sábado
18h – Bumba-meu-boi Mirim Brilho do Arraial
19h – Cacuriá de Dona Teté
20h – Bumba-meu-boi de Costa-de-mão de Rama Santa
21h – Show “Capital do Boi” com Ubiratan Sousa
22h – Bumba-meu-boi de Orquestra de Axixá
23h – Bumba-meu-boi de Zabumba da Liberdade
0h – Bumba-meu-boi da Baixada Santa Fé
Barracão do Forró
20h - Forró do Bom
22h - Forró Pé no Chão

29/06 - Domingo
18h – Derrubamento do mastro, com acompanhamento de caixeiras do Divino Espírito Santo
20h – Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé
21h – Show com Teresa Canto
22h – Bumba-meu-boi de Zabumba da Fé em Deus
23h – Bumba-meu-boi de Orquestra Brilho do Sol Nascente
0h – Bumba-meu-boi de Matraca de Maracanã
Barracão do Forró
20h - Raízes da Terra
22h - Marinaldo do Forró

Nenhum comentário:

Postar um comentário