segunda-feira, 16 de junho de 2014

Artesanato e culinária dão formas e sabores ao festejo no Terreiro da Maria

O público que tem comparecido ao festejo junino promovido pela Prefeitura de São Luís no Terreiro da Maria, arraial montado na Praça Maria Aragão, além de se encantar com as apresentações dos grupos de bois, quadrilhas e shows, está conferindo de perto o artesanato e pratos tradicionais da culinária maranhense. Entre os tradicionais se destacam o arroz de cuxá e as tortas de camarão e caranguejo, além de quitutes típicos do período junino, a exemplo do mingau de milho, cocada, pamonha e canjica.

Cada proprietário das 18 barracas de alimentação do arraial, além de escolher um nome irreverente como “marrapá”, expressão regional dos maranhenses, também cuidou de identificar os pratos oferecidos aos clientes com etiquetas. “Facilita a escolha do alimento. O engraçado é que quem é turista, costuma perguntar o porquê de determinada comida ser identificada pelo ingrediente que leva. No caso do arroz de cuxá, perguntam o que é a vinagreira e por aí vai”, conta a bem humorada dona da “É nóis”, Rosemeire Paz.

O valor dos pratos de comidas típicas varia de acordo com a opção do cliente. Se a pessoa desejar dois ou mais acompanhamentos, vai encontrar preços entre R$ 13 e R$ 15. “Sempre venho ao arraial da Maria Aragão em busca dos grupos de Bumba-meu-boi e danças, mas também aprecio um prato feito com peixe frito, vatapá e arroz de cuxá”, afirma Ana Cristina Rios, que foi até à Praça Maria Aragão acompanhada pelo marido, Ierssan Rios e a filha de cinco anos.

Quem também faz sucesso entre o público é a tia do pirulito de tabuleiro, tradicional guloseima maranhense. O nome dela é Corina Serra Martins e está no ofício há mais de 25 anos. O doce é preparado tendo como ingredientes o açúcar refinado e sabores de frutas como o maracujá, o morango e a laranja. “Faço tudo sozinha, mas gosto muito do meu trabalho. Quando chego, o pirulito desaparece logo, é bom de venda”, comemora.

Nas barracas típicas, ao longo do Terreiro da Maria, é possível encontrar alimentos para todos os gostos, como mingau de milho, cocada, pipoca, tapioca, pizza, maçã do amor, churros, crepe, cachorro-quente, batatas no estilo chips e uma sorveteria.

ECONOMIA CRIATIVA

Além dos sabores da culinária, a arte popular também tem destaque no Espaço do Artesanato, montado para divulgar e comercializar os trabalhos confeccionados por artesãos ludovicenses. O local também foi idealizado para funcionar como uma espécie de “museu vivo”, com artistas produzindo peças artesanais na frente dos visitantes.

Segundo a coordenadora do São João 2014, Camila Grimaldi, a experiência pretende valorizar a concepção de economia criativa. “O ciclo do São João é longo, não começa em junho, vem desde abril e segue ao longo do ano. Ao adquirir um produto no Espaço do Artesanato, a pessoa vai além dele como instrumento comercial, pois leva para a casa uma peça com o histórico do artesão, da sua família, e de sua luta para viver do que produz como arte”, explica.

Participando pela primeira vez do arraial na Maria Aragão, a artesã Lageana Lopes, que confecciona seus trabalhos em palha de buriti, camurça e canutilhos no espaço, desde a abertura oficial do São João da Prefeitura de São Luís, diz que a oportunidade favorece novos contatos para futuros negócios. O mesmo acontece com a artesã Júlia Frade. “Ao olhar os bordados e pinturas que faço, as pessoas vão logo perguntando se recebo encomenda”, informa.

Além de trabalhos em palha de buriti, bordados e pinturas em tecido, estão em exposição no espaço bonecas de pano, colares, pulseiras, anéis, flores, boizinhos, telhas de barro, tiaras com motivos juninos e artigos de casa e cozinha.

APRESENTAÇÕES CULTURAIS

No domingo (15), a programação do Terreiro da Maria entrou em seu terceiro dia e teve como atrações o grupo alternativo Mirim Barriquinha, a Dança do Boiadeiro da Cidade Operária, Boi de Orquestra Encanto da Ilha, show com o cantor Zé Lopes e apresentações dos bois da União da Baixada e da Matraca da Matinha.

Uma das brincadeiras mais festejadas pelo público no arraial foi o boi de orquestra Encanto da Ilha, que já tem 16 anos de existência e 100 brincantes. Nas cores branco e azul, o grupo exaltou a religiosidade de seus integrantes. A programação junina do Arraial Terreiro da Maria, na Praça Maria Aragão, prossegue até o dia 29 de junho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário