quarta-feira, 25 de junho de 2014

Arraial da Maria Aragão recebe sétima edição do “Clarins da Ilha”

A Fundação Municipal de Cultura (Func) promoveu durante esta terça-feira (24) a sétima edição do cortejo “Clarins da Ilha”, formado por grupos de bumba-meu-boi de orquestra em comemoração ao Dia de São João, 24 de junho. Seguindo a tradição, a comitiva junina se concentrou no largo da Igreja de São João e saiu festivamente em direção ao Arraial da Praça Maria Aragão, passando por várias ruas do Centro.

“Este momento, no dia que celebramos o nascimento de São João Batista, o profeta que batizou Cristo para a missão, representa também a celebração desse imaginário popular que está presente na cultura. As bênçãos são recebidas pelos brincantes como uma forma de proteção para a temporada junina”, explicou o padre.

O ritual celebrado nesta terça integrou a programação do Arraial da Maria Aragão, com a participação de cinco grupos de bumba-meu-boi: Encanto da Ilha, Redenção, Encanto do Olho D’Água, Boi do Ceic e Orgulho de Santa Clara. O cortejo também teve a participação de populares e chamou a atenção dos moradores do Centro.

“Eu venho todos os anos, a gente mora perto e é bom porque toda a família vem junto. É bonito ver o cortejo, ainda mais perto da casa gente”, disse o agente penitenciário Eduardo Almeida.

Segundo o coordenador de eventos da Func, Ribamar Moraes, a origem da manifestação foi a partir do pedido de uma paroquiana da igreja e depois foi ganhando amplitude na programação do São João de São Luís.

“Tudo começou com um grupo de boi de orquestra que se apresentou ao final do festejo de São João Batista. Logo depois, resolvemos dar o nome de ‘Clarins’, como acontece na região do Munim e desde então o evento passou a gerar expectativa inclusive entre os freqüentadores do festejo religioso”, destacou Ribamar Moraes.

Após a chegada à Maria Aragão, o primeiro boi a se apresentar no tablado do Terreiro da Maria foi o Encanto da Ilha, com toadas em homenagem ao santo junino. Logo em seguida, foi a vez do Boi do Ceic. “Participamos do ‘Clarins’ todos os anos. É como se fosse uma promessa do nosso grupo”, contou a presidente da brincadeira, Fernanda Serra.

Outro participante tradicional do evento é o Bumba-meu-boi Encanto do Olho d’Água. “Confesso que a caminhada é um pouco desgastante. Mas a gente faz isso por amor e devoção e quando a gente vê, já está chegando à praça”, destacou o presidente do grupo, Felix Oliveira. A opinião do brincante é compartilhada pelo dirigente do boi de Redenção, Firmino Lisboa. “Há sete anos que saímos no cortejo, é cansativo, mas a gente gosta”, disse.

Além do “Clarins da Ilha”, durante a terça-feira, o Terreiro da Maria recebeu em seu palco a Dança do Boiadeiro Império de Lisboa, o Grupo de Dança Baile de Caixa e o show “Folia de São João” com o Grupo Folia de Três. No Barracão do Forró, os visitantes dançaram ao som do grupo Mandacarú e Trio Poeirão.

A programação do São João de São Luís prossegue até o dia 29 de junho na Praça Maria Aragão e em 33 arraiais comunitários apoiados pela Func.

SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Durante o intervalo das apresentações dos grupos folclóricos também teve um momento reservado para a divulgação, por meio de peça teatral com o grupo Cambalhotas, da campanha da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) sobre segurança no trânsito, com o tema “Copa do Mundo e São João, muitas outras festas virão – Se Beber, não dirija!”.

Segundo a produtora do Cambalhotas, Bianka Marques, a Praça Maria Aragão foi o primeiro ponto de parada da campanha que segue durante a semana, com apresentações nos arraiais apoiados pela Func.

A peça teve como personagens principais o Pai Francisco e Mãe Catirina que lembraram ao público o perigo de juntar bebida alcoólica e direção. Na encenação, para atender ao desejo da mulher Francisco pega o carro embriagado e sofre um acidente. Durante a esquete, funcionários da SMTT distribuem panfletos informativos sobre a campanha.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário